Homens de Jataí e região realizaram exames preventivos do câncer de próstata gratuitamente neste final de semana

O Sindicato Rural de Jataí, Núcleo Regional de Combate ao Câncer e Senar-GO realizaram com apoio da FAEG JOVEM JATAÍ mais um grande evento do Programa gratuito Saúde do Homem no último sabado, 10 de novembro. A parceria já está em sua 3ª edição e encerra o ano de 2018 com 736 atendimentos gratuitos, dentre eles, exames de sangue PSA e exames de toque retal.

A cada ano, o número de atendimentos tem aumentado significativamente, o que comprova que os homens estão se tornando cada vez mais conscientes da importância do monitoramento da alteração da próstata. O câncer de próstata é um tumor que acomete homens maduros e pode ser curado quando ainda está localizado. Se identificado já em estágio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

De acordo com os médicos, esse é o tipo de câncer mais comum entre os homens. Segundo o urologista Miguel Srougi, se diagnosticado no início, as chances de cura são de 80% a 90%; se detectado em estágio avançado, essas chances diminuem para 10% a 20%.

Todos os homens acima de 40 anos podem e devem realizar o exame de sangue e os primeiros conseguem realizar o exame de toque retal e em caso de suspeita, o médico já realiza o exame de ultrassom imediatamente. Ao detectar alteração no exame de sangue, o paciente é contactado e encaminhado ao tratamento através do Núcleo Regional de Combate ao câncer. O resultado estará pronto em até 30 dias e poderá ser retirado na sede do Núcleo.

O papel do Sindicato Rural de Jataí é representar o produtor rural, mas sempre se preocupando com o desenvolvimento social do município e região. Aproveitamos para deixar aqui, nossos sinceros agradecimentos a todos os voluntários que dedicaram seu tempo para ajudar o próximo neste último sábado.

Aline Rezende Vilela

Engª Agrônoma